Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

DESDE JÁ AGRADEÇO.


Não, a culpa não é da sua mãe, como diria a psicanálise. Tenho certeza que ela te ensinou, assim como a minha, a gente é que às vezes parece que não aprendeu.
Curioso sobre o que estou falando? De gentileza. Da arte de ser grato e educado com pessoas, ações, gestos, com a natureza e até com a própria vida.
Quantas vezes nós já vimos pais dedicados ensinando aos filhos a dizer obrigado, por favor, com licença. São as chamadas “palavrinhas mágicas”. Mas que talvez, por serem mágicas, quase desapareçam quando carimbamos o passaporte para o mundo adulto. E isso acontece em todas as esferas da sociedade, em maior ou menor grau. É triste reconhecer, mas somos um país de mal educados, de furadores de fila, de garotões que não levantam para a senhora de idade sentar no ônibus e de espertinhos que só querem levar vantagem em tudo.
Toda semana quando eu vou ao mercado faço um teste. Sempre que chego ao caixa dou bom dia, boa tarde ou boa noite. Simples e banal. E a taxa de resposta a essa minha pesquisa informal é de menos de 10%. Às vezes acho que podem não ter escutado e falo de novo. E nada. Juro que já cheguei até a pensar em surdez da caixa, já que esse mercado contrata funcionários deficientes. Mas não é falta de audição. É de educação mesmo.
Fora isso é fácil lembrar um monte de situações que, na correria do dia a dia, nem as percebemos como estranhas e erradas. As fechadas no trânsito com direito a xingamentos. A pessoa que ligou para sua casa por engano e você todo educado tenta explicar que ela está com o número errado, mas em meio a isso ela bate com o telefone na sua cara. O cliente que entra na loja de roupas, experimenta mil coisas, não compra nada e sai sem dizer obrigado. E por aí vai.
Há tempos, que quando não tenho nada para fazer e me perco em pensamentos, às vezes imagino se um dia eu me atravesse a escrever um livro, qual seria o título. E o mais cotado entre meus neurônios é “Desde já agradeço”. Para mim é o título perfeito. Eu, que só sei escrever na primeira pessoa, acabo sendo monotemática e falando de mim. Azar de quem lê. E como falar de mim sem agradecer por tudo que vivi, tudo que li e aprendi, tudo que deu certo, tudo que deu errado, por minha família, por meus pais terem atendido meu pedido e me dado uma irmã, pelos meus afilhados e meus amigos insubstituíveis? Com tanta coisa boa é impossível não agradecer. Mas tem gente que não agradece ao garçom, que não segura a porta do elevador para você que está chegando, que está sempre emburrada, resmunguenta, se fazendo de vítima e pobre coitada. Só tenho pena. Tanto da pessoa, como  de sua úlcera nervosa. Devem estar ambas corroídas.
Já eu tento seguir outro caminho. Não que não me aborreça, não me estresse ou não tenha problemas. E como tenho... Mas procuro ver graça na desgraça, transformar tragédia em comédia, agradecer sempre pelo que conquisto e pelo que tenho. E principalmente me auto-zoar. Isso é fundamental. Rir de mim mesma é muito divertido. Acredite e experimente. Na maioria das vezes eu consigo. Outras me dou mal. Mas que graça teria a vida se todos os dias fossem de festa? Se tudo desse certo sempre. Uma monotonia só, arghhh.
É, você pode até me chamar de Poliana, iludida, sei lá, mas prefiro continuar assim, acreditando na lei do retorno, no pensamento positivo e que o mundo conspira a meu favor.  Acredito que a gente colhe o que planta e que, como dizia o profeta, gentileza gera gentileza. Nossa, quanta frase feita. Mas chega de teoria e vamos praticar a gentileza? Não custa nada. Não requer prática nem tampouco habilidade. Tenho certeza que vai ser bom para todo mundo.
E para encerrar, no melhor estilo entrevista da Marília Gabriela, uma frase, um pensamento, uma palavra (só não lembro o autor): “Assim como o sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal entendidos, desconfianças e hostilidades”.
PS: Ah, já ia me esquecendo, obrigada por me acompanhar até aqui. E também no próximo post. Desde já agradeço.

2 comentários:

  1. Ops AGORA VAI:
    BACANA o TEXTO BETA, e é por ai mesmo !
    De todas as frases prontas, gosto muito da "COISAS BOAS ATRAEM COISAS BOAS" - pessoas, atos, atitudes, ações, quando são boas , sim , atraem sim ambientes bons, coisas muito boas!
    outro dia conversando com o boy da minha empresa ele falou -"PÔ" (linguajar boynês) faço um monte de coisas boas e nada de bom acontece, ai "neguim" ,os "zotros" fazem um monte de coisa ruim "e só se dão"bem. E eu comentei com ele , olha continua sendo bom sim ,e fazendo as coisas boas, pois quando acontecer uma coisa MARAVILHOSA para vc , vc não dirá "Pô tive a maior SORTE!".... pois isso não será sorte mas sim a LEI DO RETORNO que vc não "leva fé" rsrsrs.

    Mas uma coisa é certa, é tão bom quando podemos ser bom para os outros, quando podemos ser gentis e receber de volta o sorriso de um rosto antes "emburrado" pois por muitas vezes acontece sim (mesmo sabendo que como vc citou nem sempre é reciproco).. Nós temos que fazer a NOSSA PARTE ... e cada um fazendo um poquinho , contaminamos os demais rs e de pouco em pouco , melhoramos um bocado a gentileza ao nosso redor !

    Boa sorte para todos com suas gentilezas :)
    Não desanimem! :)

    ResponderExcluir
  2. Amiga,

    vc sabe que, quando vim morar aqui, no início, me sentia uma E.T., com tantos "Por Favor", "Bom dia, tarde e noite", "Dá lincença" e "Desculpe" que eu escutava.
    Parece bobo, né, mas no Rio é tão difícil de ouvir....
    Bjs saudosos,
    Mari

    ResponderExcluir